O Governo Segundo a Moral: Prefácio e
Capítulo Um da Obra Clássica do Iluminismo
 
 
Barão de Holbach
 
 
 
O barão de Holbach (1723-1789)
 
 
 
Nota Editorial de Julho 2018:
 
Se Holbach tivesse sido ouvido, dificilmente
teria ocorrido a longa série de revoluções sangrentas
que começaram a acontecer tão logo ele morreu.
 
 
Traduzo a seguir o prefácio e o capítulo primeiro do livro “Etocracia”. O subtítulo é “O Governo Baseado na Ética”, e seu autor é Paul-Henri Thiry, o barão de Holbach. [1]
 
A obra é uma das mais significativas do iluminismo francês do século 18. O valor dela é permanente. No entanto, a sua importância prática como visão filosófica das relações sociais e do carma coletivo ainda está por ser devidamente reconhecida, o que deverá ocorrer, espera-se, a seu devido tempo. 
 
 
 
NOTA:
 
[1] “Éthocratie, ou le Gouvernement fondé sur la morale”, de Paul-Henri Thiry d’Holbach, Éditions Coda, Paris, 2008, 204 pp., ver pp. 04 a 14. A primeira edição da obra, feita anonimamente em Amsterdam em 1776, está disponível em nossos websites: clique aqui para vê-la. (CCA)
 
000
 
O texto acima foi publicado como item independente nos websites associados no dia 22 de setembro de 2021. Antes disso, havia sido incluído na edição de julho de 2018 de “O Teosofista”, pp. 10-16. Sofreu alguns poucos ajustes editoriais ao ser publicado em 2021.
 
000
 
Clique para ver o livro completo Éthocratie”, do Barão de Holbach.
 
 
000
 
 
Helena Blavatsky (foto) escreveu estas palavras: “Antes de desejar, faça por merecer”.
 
000