Quando a Loucura se Torna uma Norma,
a Lucidez é Vista Como Algo ‘Excêntrico’
 
 
Radha Burnier
 
 
 
 
 
O que alguém considera insanidade ou loucura depende do que a pessoa define como realidade. Na estrutura de uma realidade determinada, certos tipos de pensamento e ação são vistos como sensatos. Mas para pessoas que têm uma outra experiência da realidade, esses pensamentos e ações podem parecer loucura.
 
As visões do neurótico parecem irreais e anormais para todos os que não compartilham a sua experiência interna. E, claro, ao usar os rótulos de “louco”, de “neurótico” e assim por diante, o que a maioria das pessoas vivencia é considerado um fato comprovado.
 
Portanto, não apenas os neuróticos e os psicologicamente perturbados, mas todos os que são mais sensíveis e capazes de responder às vibrações mais sutis, são apelidados de loucos. Aqueles que podem testemunhar a realidade dos planos mais sutis de existência são tão poucos que as suas palavras ou não têm peso, ou são todos eles considerados dementes.
 
A palavra “loucura” é às vezes definida nos dicionários como irracionalidade, presumivelmente de um tipo extremo, já que existe um elemento de irracionalidade em quase todas as pessoas consideradas sensatas. Mas quando as conexões entre uma coisa e outra na mente são muito tênues, a irracionalidade produz efeitos tangíveis e é classificada como anormalidade, ou loucura.
 
Tal como indicado acima, o padrão aceito de comportamento constitui a “normalidade”, e o comportamento que não se conforma de modo visível com o padrão é suspeito. Deste modo, o gênio, o reformador ousado e o inconformista poderiam ser, e muitas vezes são, “loucos” aos olhos dos medíocres. A palavra ‘loucura’ é relativa.
 
Muito se tem falado recentemente sobre a doença da vaca louca, causada pela alimentação dos animais com vísceras e outras substâncias não naturais. O comportamento estranho das vacas é induzido pela alimentação artificial, e as pessoas que comem a carne dessas pobres criaturas também apresentam sintomas de um comportamento maluco. A “loucura” aqui é um subproduto das negociações inteligentes de seres humanos famintos por lucros.
 
Infelizmente, se um número suficiente de pessoas se comportar de uma forma brutalmente irracional, a sua irracionalidade já não será identificada como “loucura”, porque isso representa a “norma”. Os números transformam as atitudes “irracionais” e irrealistas em fatos “normais”. Como exemplo, podemos citar a mentalidade guerreira. Há décadas que acontecem negociações sobre a proibição de armas nucleares, desde que Einstein e Bertrand Russell fizeram a pergunta: “Devemos pôr fim à raça humana ou deve a humanidade renunciar à guerra?”
 
Durante todo esse tempo, milagrosamente, a destruição em massa não aconteceu na Terra. Em diversas ocasiões a tentação de iniciar uma guerra nuclear foi muito grande, mas isso não aconteceu. Assim, o mundo em geral opta por não dar atenção ao fato de que existe um problema sinistro. Todos estão num estado de indiferença hipnótica, ou satisfeitos na sua crença de que uma política de dissuasão evitará o desastre final. Dissuasão significa olho por olho, significa ter tanto poder quanto os outros, ou mais do que eles. Assim, a corrida armamentista continua, os testes nucleares envenenam o ar e a terra, e todas as nações estão competindo entre si para obter o melhor do acordo.
 
Sabendo que quanto mais armas a humanidade tiver mais próxima ela estará da autodestruição, caso as pessoas continuem a acreditar nas armas como fonte do seu bem-estar, que sanidade ou lucidez existe? A discussão sobre redução de armas nucleares é sempre irracional e contraditória, porque todas as nações querem manter uma posição de poder.
 
Aqueles que defendem absolutamente a paz e querem renunciar não só à energia nuclear, mas a qualquer forma de guerra, seja com meios nucleares, químicos, biológicos, laser, psicológicos ou outros – isto é, os pacifistas coerentes do mundo atual – são vistos como “excêntricos”. E podem ser colocados na prisão, durante uma emergência, porque são as únicas pessoas sãs. Aquela confiança absoluta na paz que surge da experiência de um tipo diferente de realidade – a realidade de uma união inquebrantável na origem, no destino e nos interesses dos seres humanos – é considerada algo impraticável, desprezível, ou punível por lei, de acordo com o que for mais conveniente.
 
Violência é uma Forma de Loucura
 
Mesmo aqueles que são contra a guerra nem sempre veem a insanidade das outras formas de violência, porque elas fazem parte da maneira de ser da sociedade contemporânea. A venda indiscriminada de armas, ao lado do conhecimento tecnológico que está ao alcance de grande número de cidadãos, coloca poder nas mãos de milhões de pessoas, sem que a população tenha bom senso para saber como usar estes instrumentos. Isso é agravado pelo culto à violência através da televisão e outros meios de comunicação social; através da promoção de esportes brutais como a caça e o boxe, e do encorajamento de formas impiedosas de competição. 
 
Numa descrição chocante de ‘uma nação que avança para o barbarismo através do entretenimento’, George F. Will cita os comentários dos espectadores que apreciam uma luta de boxe: ‘O dente dele saiu voando para fora do ringue’, ‘Ele vai quebrar o braço do outro, ele quebrou!’ – e assim por diante.
 
Ficamos sabendo que seis estados nos Estados Unidos permitem tais espetáculos, nos quais rostos são reduzidos a uma massa disforme, e o fluir do sangue faz a felicidade dos espectadores idiotas. A justificação para isso é que as lutas são travadas entre adultos que estão dispostos a elas. Na multidão que assiste há até mesmo crianças, trazidas, talvez, para que se assegure o futuro da prática da violência.
 
Há outros países do mundo em que os ‘adultos que estão dispostos a isso’ cortam as mãos ou as cabeças de delinquentes, oferecendo assim ‘entretenimento’ a uma multidão de homens, mulheres e crianças. Os terroristas, as audiências deste tipo de show, e milhões de adultos e crianças dedicados aos maus tratos sistemáticos dos animais fazem parte de uma cultura que vai reduzindo a vida da mente até que ela se torna completamente incapaz de ver a realidade.
 
Uma reportagem no Washington Post, sobre o abuso de crianças órfãs na China, serve para indicar o que está gradualmente se tornando um fato comum. A fotografia mostra uma criança amarrada a uma cadeira, com uma perna de cada lado, com uma bacia por baixo. Para quem está acostumado a ver brutalidade, isso é quase o mesmo que manter animais presos por uma grade de aço para fins de lucro comercial. Basta uma pequena capacidade de raciocinar para que se compreenda: alimentar a violência em qualquer área da vida provoca grandes repercussões no mundo em geral e em cada aspecto da sociedade humana. Será que são loucas, ou são lúcidas, as pessoas dedicadas a converter friamente porcos em seres tão gordos que não conseguem sequer ficar sobre seus próprios pés? Considera-se um fato que tais pessoas são normais porque o uso da tecnologia de transferência genética é algo comum nos dias atuais. A verdade é que uma mente cruel, inclinada para a violência, é mais perigosa que as armas nucleares, biológicas ou outras. Aqueles que não conseguem ver este fato podem fingir que são lúcidos, mas fazem parte de uma cultura que está inclinada a tornar o mundo louco.
 
Sombra e Luz
 
O agradável e o desagradável estão tão interligados que na verdade são como os dois lados opostos de uma moeda. É agradável ficar deitado na cama depois de um dia de trabalho, mas não por demasiado tempo; o excesso de prazer se transforma em dor. Cada forma de satisfação chega a um ponto em que provoca tédio e aborrecimento. A moderação parece ser necessária, devido à maneira como os opostos funcionam.
 
Estamos vivendo uma espécie de primavera em Adyar.[1] As árvores Banyan, os Mognos e as perfumadas árvores Neems (Amargoseiras), estão ganhando vida nova; o tenro verde das folhas é encantador. Esta é também a época em que muitas outras árvores florescem. A vasta Paineira da Índia, com grandes flores vermelhas fazendo contraste no alto com o céu azul, é um espetáculo maravilhoso; por toda a Índia, também, podemos vê-la florescendo nesta estação. Tapetes de flores amarelas foram estendidos no chão pelas muitas Peltophorums (Canafístulas). A árvore nativa Asoka, que tem sido glorificada em numerosas pinturas de artistas indianos, está coberta de flores amarelas (Saraca typengensia), ou de muitas flores vermelhas (Saraca indica). Temos tido a satisfação de conviver com as duas. Várias outras visões gloriosas saúdam o olhar humano, e atraem pássaros. Mas tudo isso acontece enquanto o Sol prossegue na direção Norte, abrindo caminho para a estação quente. O calor do verão é o outro lado das delícias trazidas por esta estação.
 
Alguns tendem a prestar mais atenção ao que é bom e agradável nas variadas situações da vida, e são felizes. Outros se concentram no que não é agradável, e ficam descontentes. Ao ver um copo de água que está pela metade, nós dizemos que está meio cheio, ou meio vazio? O mundo manifestado é um jogo de opostos. O jogo é maya (ilusão). No Eterno não há opostos, há apenas o supremo bem.
 
NOTA:
 
[1] Adyar: a sede internacional da Sociedade Teosófica que foi presidida por Annie Besant. A sede é também um vasto parque natural no centro da cidade de Chennai, na Índia. (CCA)
 
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A sra. Radha Burnier (1923-2013) exerceu o cargo de presidente internacional da Sociedade Teosófica de Adyar desde 1980 até 2013, durante 33 anos.
 
O artigo “Uma Raça de Doidos?” foi publicado pela primeira vez em inglês em “The Theosophist”, Adyar, Chennai, Índia, na edição de Abril de 1996, pp. 243-245. Título original: “A Lunatic Race?”. O texto faz parte da edição de outubro de 2019 de “The Aquarian Theosophist”, pp. 8-11, e está publicado em inglês como item independente nos websites da LIT desde 16 de novembro de 2020: “A Lunatic Race?”. A tradução ao português, de Carlos Cardoso Aveline, foi publicada em 22 de outubro de 2023.
 
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Helena Blavatsky (foto) escreveu estas palavras: “Antes de desejar, faça por merecer”.
 
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