Fortalecendo a
Boa Vontade Comum
Carlos Cardoso Aveline
Para a prática individual ou coletiva dos
dos amigos e associados do movimento teosófico
Om. Shanti.
Penso nos leitores dos textos publicados pela Loja Independente de Teosofistas.
Vejo ao redor do mundo os milhares de membros dos nossos grupos de estudo, e os colegas do esforço comum no projeto teosófico.
Um Círculo de Paz Interior nos une a todos, em diferentes países e continentes.
Vejo o membro deste Círculo como alguém que possui um conhecimento de si próprio, tanto na vitória como na derrota; alguém que respeita a si mesmo, e que vive uma paz interior com os outros seres.
Observo meus colegas plantando bons pensamentos.
Vejo como eles geram ideias construtivas sobre si próprios, e sobre seus companheiros de trabalho.
Desejo o melhor para cada amigo da Loja Independente, e também para os eventuais adversários dela. Com frequência o crítico de hoje é o amigo de amanhã. Em minha consciência, construo um território sutil de harmonia entre aqueles que buscam a Sabedoria divina.
Este campo magnético não inclui apenas os leitores e colaboradores que caminham conosco no momento atual. Dele fazem parte também os que estiveram conosco no passado, próximo ou distante, e aqueles que estarão junto a nós no futuro de curto e longo prazo.
Possam os estudantes dos textos da Loja Independente alcançar as bênçãos da filosofia do altruísmo e do amor à Vida.
Estejamos onde estivermos, que possamos sempre plantar as sementes de um sentimento sagrado. Que estejamos unidos na vitória, e mais unidos ainda, nos momentos difíceis.
A verdadeira bênção inclui a austeridade, ou tapah. Uma severidade sincera abre as portas da bem-aventurança. A autodisciplina torna possível o contentamento. Tratando de ajudar a humanidade, nós próprios passamos a merecer e obter ajuda.
A linha natural da força da boa vontade reforça a nossa unidade com o universo inteiro, e com os Sábios imortais que zelam pela evolução humana.
O atual ciclo de 24 horas deve ser, portanto, um Dia de Boa Vontade, e uma obra completa em si, assim como o dia de amanhã e todos os ciclos do futuro.
Om, shanti. Om.
000
A prática regular do exercício acima expande a força magnética das suas ideias à medida que se acumula a energia do esforço renovado.
000
O artigo “A Oração de uma Loja” está disponível como item independente nos websites da LIT desde 11 de novembro de 2023. Uma versão inicial do texto foi publicada, sem indicação do nome do autor, na edição de outubro de 2023 de “O Teosofista”, pp. 3-4, sob o título de “Uma Oração Prática: Produzindo Boa Vontade”. Em inglês, a oração faz parte da edição de novembro de 2023 de “The Aquarian Theosophist”, pp. 14-15.
000
Ao lado da pomba-mundos, a tartaruga é um dos símbolos do trabalho da LIT. Uma tartaruga ilustra os expedientes das nossas publicações mensais, em português, inglês e espanhol. A imagem deste animal evoca o tempo eterno, a durabilidade, e também o espaço infinito. O Dicionário de Símbolos de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant explica: a tartaruga é a imagem da sustentação do mundo no cosmo e uma garantia da sua estabilidade.
000
Leia mais:
* Assista ao vídeo A História Espiritual do Brasil.
000
Helena Blavatsky (foto) escreveu estas palavras: “Antes de desejar, faça por merecer”.
000