Como Avança a Prática
da Aprendizagem Espiritual
 
 
Helena P. Blavatsky
 
 
 
 
 
O conhecimento vem em visões, primeiro em sonhos e depois em imagens apresentadas ao olhar interior durante a meditação. Deste modo [os Mestres] me ensinaram todo o sistema de evolução, as leis do ser e tudo o mais que conheço – os mistérios da vida e da morte, o funcionamento do Carma.
 
Nem uma palavra de tudo isso me foi dita da maneira comum, exceto, talvez, para confirmar o que me havia sido dado. Nada me foi ensinado por escrito. O conhecimento obtido deste modo é tão claro, tão convincente, e são tão permanentes as impressões que ele causa na mente, que todas as outras fontes de informação, todos os outros métodos de ensino, com os quais estamos familiarizados, são insignificantes se comparados com ele.
 
Uma das razões pelas quais me resisto a responder de imediato algumas perguntas é a dificuldade de expressar em linguagem suficientemente precisa as coisas que me são dadas em imagens e que são compreendidas por mim no nível da Razão pura, segundo a expressão de Kant.
 
O método de ensino deles é sintético [1]: primeiro são dados os esboços mais gerais, depois uma visão sobre o método de trabalho, em seguida dados os princípios e as noções gerais, e finalmente começa a revelação dos pontos mais detalhados.
 
NOTA:
 
[1] “O método de ensino deles é sintético” – uma referência ao método de ensino usado pelos Mestres de Sabedoria. (CCA)
 
000
 
O artigo “O Conhecimento Vem em Visões” foi publicado como item separado nos websites da Loja Independente de Teosofistas no dia 01 de abril de 2024. Ele também é parte da edição de novembro de 2022 de “O Teosofista” (pp. 13-14), e está disponível em inglês online: “Knowledge Comes in Visions”. Pode ser lido em papel no volume XIII de “Collected Writings” de H.P. Blavatsky, TPH, EUA, ver p. 285.
 
000
 
Leia mais:
 
 
 
 
 
 
000
 
 
Helena Blavatsky (foto) escreveu estas palavras: “Antes de desejar, faça por merecer”. 
 
000