Uma Fórmula Para Criar Felicidade
 
 
Theron Q. Dumont
 
 
 
 
 
Aqui está o segredo da felicidade e um antídoto para o veneno da preocupação. Esta é uma fórmula que funcionará igualmente bem para jovens e idosos, ricos e pobres, fracos e fortes. É uma fórmula que demorei muitos anos para compor e quero que você a considere como preciosa e nunca a esqueça. Você verá que ela o ajuda sempre.
 
É uma fórmula que cura qualquer preocupação. É de um valor maravilhoso para todos. Ela diz:
 
NÃO ESQUEÇA DE RIR.
 
Quando você ri, o coração bate mais rápido e envia mais sangue para todo o corpo. Não há um único vaso sanguíneo no corpo que não sinta as ondas de movimento de uma boa risada. O riso aumenta a respiração e dá brilho a todo o sistema; ilumina os olhos e expande o peito; ela força o ar usado a sair das células minúsculas, e faz muito para ajudá-lo a manter sua saúde ou restaurá-la.
 
A tristeza, as más notícias, a preocupação, a ansiedade, o medo, destroem o seu equilíbrio, enquanto o riso o restaura. Lembre-se disso. O riso ajudará sua digestão. É por este motivo que você gosta de comer em companhia agradável. Os oradores públicos entendem isso, e é por essa razão que, quando chamados para falar num banquete, tentam contar algo engraçado. O riso abastece o cérebro com pensamentos alegres e, como você não pode fazer duas coisas ao mesmo tempo, não pode se preocupar enquanto ri.
 
Se você não tem o hábito de rir, crie o hábito. Leia histórias engraçadas de vez em quando. Tente contá-las aos outros. Elas farão os outros rirem, e você descobrirá que, ao fazer os outros rirem, ganhará ânimo e rirá também.
 
Rir é realmente um tônico e, em muitos casos, é melhor que um médico. A seguinte história verdadeira lhe dará uma ideia de como é valioso o ato de rir:
 
“Uma mulher teve uma tristeza esmagadora. Em seguida vieram o desânimo, a má digestão, a insônia e outros males semelhantes. Ela decidiu livrar-se da tristeza que tornava a sua vida um fardo pesado para ela. Ela estabeleceu a regra de rir pelo menos três vezes ao dia, havendo ou não motivo para isso. Ela treinou-se para rir muito ao menor pretexto; e também ia para o seu quarto e ria sozinha.”
 
“Em pouco tempo esta senhora estava com excelente saúde e um ótimo estado de espírito, e sua casa tornou-se um lugar ensolarado e alegre. A princípio, o marido e os filhos acharam seu comportamento surpreendente, e, embora respeitassem a sua decisão devido à dor que ela tinha, não aderiram à prática. Mas depois de um tempo a parte engraçada da ideia contagiou o marido da senhora, e ele começou a rir cada vez que a sua esposa falava a respeito.”
 
“Quando o marido chegava em casa, ele perguntava se ela havia rido regularmente durante o dia; e ele ria quando fazia a pergunta, e ria de novo com a resposta dela. Os filhos acharam estranho o comportamento da mãe, mas riram mesmo assim. Gradualmente, contaram os fatos a outras crianças, e elas também contaram a seus pais. Os maridos falavam disso para os amigos, e as pessoas da vizinhança, ao encontrarem a senhora, perguntavam quantas risadas ela havia dado naquele dia. Naturalmente, todos riam quando faziam a pergunta, e isso fazia a mulher rir também.”
 
“Esta senhora chegou a sofrer do tipo mais grave de tristeza, mas o simples ato de rir três vezes ao dia a tirou daquela situação e a levou a uma nova maneira de viver. Aliviou a má digestão, eliminou as dores de cabeça, deu-lhe equilíbrio e paz, e toda a sua casa tornou-se um lugar muito melhor para a família inteira. A vizinhança se sentiu melhor, graças a aquele fato.”
 
A pequena cidade passou a ser mais feliz. Outras pessoas, que tinham os mesmos sofrimentos, adquiriram o hábito de rir e foram beneficiadas. Em três meses, as vendas da farmácia caíram em mais de cinquenta por cento.
 
Se você seguir a sugestão de rir três vezes ao dia, descobrirá como a prática é benéfica.
 
Na próxima vez que você sentir que está ficando com raiva, force-se a rir e descobrirá que, instantaneamente, a raiva desaparece. O seu oponente não pode ficar realmente zangado com você, a menos que você fique zangado. Da próxima vez que alguém manifestar hostilidade para com você, mantenha o equilíbrio e sorria, e veja como deste modo fica mais fácil acertar as diferenças.
 
A Bíblia diz:
 
“Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu próprio espírito do que conquistar uma cidade.” (Provérbios 16:32)
 
“O coração contente serve como remédio, mas o espírito abatido seca os ossos.” (Provérbios 17:22)
 
Procure sempre manter o bom humor, pois a raiva destrói a felicidade. Não brigue. Lembre-se de que “uma resposta calma desvia a raiva”. Deixe o outro perder a paciência e ficar com raiva, mas mantenha a calma, e terminará por cima.
 
000
 
O artigo “A Ciência do Riso” está disponível nos websites da Loja Independente de Teosofistas desde 10 de junho de 2024. Foi traduzido do livro “The Advanced Course in Personal Magnetism”, de Theron Q. Dumont, Advanced Thought Publishing Co., copyright 1914, 229 pp., ver pp. 212-216. Também publicado em “The Aquarian Theosophist”, edição de maio de 2024, pp. 4-6. A tradução é de Carlos Cardoso Aveline.
 
Theron Q. Dumont” é um pseudônimo literário do pensador norte-americano William Walker Atkinson (1862-1932). Entre os vários pseudônimos usados por Atkinson, talvez o mais conhecido seja “Yogue Ramacharaka”.
 
000
 
Leia mais:
 
 
 
 
 
000
 
 
Helena Blavatsky (foto) escreveu estas palavras: “Antes de desejar, faça por merecer”. 
 
000