O Que Fazer Quando Preocupações e
Problemas Interrompem o Seu Caminho
Jean des Vignes Rouges
“Mais problemas que me caem em cima!” – você exclama, frustrado.
Não reclame! Os problemas dão a você uma grande oportunidade para fortalecer a sua vontade própria. Perceba que, na realidade dos fatos, é o obstáculo no seu caminho que cria este fenômeno chamado ato de vontade. Se a sua vida deslizasse sobre uma pista cômoda, sem jamais enfrentar contradições, você não tardaria a se transformar num ser amorfo, viscoso, uma espécie de pasta, um “macarrão”!
Olhe ao seu redor e observe aqueles que chamamos de “lutadores dedicados”. Eles têm uma vida cheia de dificuldades indescritíveis. Nisso está a fonte da sua vontade forte.
Mas por que eles encontram tantos obstáculos?
É porque eles se lançaram vigorosamente para a frente, ávidos de enfrentar a realidade, e implacáveis na sua decisão de dar a ela uma nova forma de acordo com a sua vontade.
Aqui nós chegamos à seguinte constatação: a necessidade de vencer o obstáculo cria a vontade. Mas, por sua vez, a própria vontade faz com que surja o obstáculo.
Uma prova desta verdade está no espetáculo dos idiotas desprovidos de vontade. O que acontece com eles? Para evitar problemas, eles deixam de querer, abandonam os seus desejos e se contentam com grunhir. Mas, ao recusarem preocupações, eles suprimem a si próprios.
Portanto, a vontade e o obstáculo geram um ao outro, e são inseparáveis. Ao querer, você inevitavelmente cria dificuldades, pois é preciso forçar a realidade a se curvar à sua vontade. Ao lutar para obter esta submissão por parte da realidade, você desenvolve a sua vontade.
Conclusão: quando as preocupações e os problemas bloquearem o seu caminho, aceite-os com alegria dizendo: “Que boa sorte! Eis finalmente a possibilidade que me é oferecida de me superar, ou seja, de vencer esse obstáculo. Vamos adiante!”
O descontentamento de ver o seu caminho obstruído por um obstáculo torna-se assim a causa de uma criação de si mesmo por você mesmo.
000
O texto “O Obstáculo é Necessário Para a Vontade” foi publicado nos websites da Loja Independente de Teosofistas em 12 de março de 2024. Ele faz parte também da edição de janeiro de 2024 de “O Teosofista”. O artigo é uma tradução, feita por CCA, de um item do livro «Dictionnaire de la Volonté», de Jean des Vignes Rouges, Éditions J. Oliven, Paris, 320 pp., 1945, ver pp. 213-214. O artigo original em francês está disponível online: “Obstacle, Condition de la Volonté”.
000
Leia mais:
000