Impedir a Poluição das Mentes,
Apoiar os Benfeitores da Humanidade
 
 
Swami Sivananda
 
 
 
Além dos importantes livros que escreveu, o iogue indiano Sivananda
(1887-1963) deixou o exemplo prático de uma vida simples, vivida com sabedoria.
 
 
 
O pensamento, a palavra e a ação
devem concordar. A isso se chama Satya.
Ser verdadeiro e sincero consigo mesmo é
Satya. Só a verdade triunfa, não a falsidade.
Se você se firmar na verdade (sinceridade),
todas as outras virtudes virão a você.”
 
Swami Sivananda [1]
 
 
 
Se apenas uma fração da riqueza e do tempo gastos em procuras inúteis e atividades destrutivas fosse dedicada à criação de um Bom PENSAMENTO, uma nova civilização existiria de imediato.
 
Bombas atômicas e de hidrogênio, ICBMs e outras muitas invenções estão, inevitavelmente, levando a humanidade à destruição.
 
Gastam sua riqueza; destroem seus vizinhos; poluem a atmosfera do mundo inteiro, criam, em seu coração, o medo, o ódio, a desconfiança; a mente se desequilibra e o corpo fica sujeito a moléstias. Vamos pôr um término a este rumo.
 
Promova a pesquisa da espiritualidade, da religião e de todas as coisas boas da vida. Apoie os filósofos e os santos – os verdadeiros benfeitores da humanidade. Ajude-os no estudo da religião, nas pesquisas da antiga literatura espiritual e na transmissão de uma grande força de pensamento dirigida a Deus [a Lei Universal].
 
Proíba toda literatura que polui os pensamentos dos jovens. Irrigue as mentes jovens com pensamentos, ideias e ideais saudáveis.
 
O homem que assassina, o que rouba sua carteira, o que o lesa, recebem a punição da lei. Mas estes crimes são insignificantes se comparados aos que cometem os perniciosos intelectuais que instilam ideias daninhas na mente da juventude.
 
São eles os autores de muitos assassínios perpetrados pelo mundo afora; roubam sua maior riqueza, isto é, a sabedoria; enganam-no oferecendo-lhe veneno sob o rótulo de doce elixir. As leis de uma nova civilização serão muito severas com estes seres Asúricos.
 
A Nova Civilização dará todo o apoio aos que quiserem estudar filosofia, religião e pensamento espiritual. Tornará compulsório este estudo nas escolas e colégios. Dará prêmios e títulos aos que fizerem pesquisas em religião e filosofia. O anseio mais profundo do homem – o anseio espiritual – terá todas as facilidades para atingir sua meta.
 
Os frutos da Nova Civilização merecem todos os esforços que cada um possa fazer para criá-la. Na Nova Civilização o homem vai querer levar uma vida honesta, desejará servir seus semelhantes e dividir com eles o que possui; amará a todos, compreendendo que o seu próprio Eu reside em todos; dedicar-se-á ao bem-estar de todos os seres.
 
NOTA:
 
[1] Do livro “14 Lições de Raja-Yoga”, de Swami Sivananda, Companhia Editora Americana, RJ, 1972, 142 pp., segunda edição, ver p. 48. (Devido a um erro editorial, a capa do livro apresenta como título apenas “Raja-Yoga”, mas no interior do volume aparece o título verdadeiro, “14 Lições de Raja-Yoga”.)
 
000
 
O texto acima é reproduzido do livro “O Poder do Pensamento Pela Ioga”, de Swami Sivananda, Ed. Pensamento, São Paulo, pp. 116-117. Parte do mesmo trecho está na edição de janeiro de 2023 de “O Teosofista”, pp. 1-2.
 
000
 
Leia mais: 
 
 
 
 
 
* Examine a seção temática A Rússia, a Teosofia e Helena P. Blavatsky.
 
000
 
 
Helena Blavatsky (foto) escreveu estas palavras: “Antes de desejar, faça por merecer”. 
 
000