Ação Espiritual é Feita com Respeito a Todos
 
 
Carlos Cardoso Aveline
 
 
 
 
 
O princípio da fraternidade universal ensinado pela teosofia clássica não inclui de modo algum a destruição das nações em nome deste ou daquele tipo de “internacionalismo” ou “globalismo”.  
 
O amor ao país em que nascemos é saudável e faz parte da visão teosófica do mundo, tanto quanto o respeito a todos os povos e a cada país. Este ponto essencial está bem documentado nas Cartas dos Mahatmas e nos escritos de Helena Blavatsky.
 
Os amigos que pensarem que a teosofia recomenda “transcender” as nações ou derrubar governos, farão um favor se escreverem para a Loja Independente e solicitarem provas do que afirmamos. É nosso dever comprovar que a fraternidade universal proposta pela teosofia significa respeito aos povos, respeito às leis vigentes – e respeito aos governos.
 
Uma das consequências do princípio estabelecido acima é que deve ser evitada a política do “quanto pior melhor”. Se um país ou comunidade vive uma crise, cabe ter uma atitude construtiva.
 
A prática do insulto pessoal é uma ferramenta predileta dos desinformados. O pensamento negativo não é só um hábito doentio: é também uma arma política que envenena o astral da comunidade, estimula o rancor e coloca em perigo a boa vontade indispensável à cooperação.
 
A Lei do Carma e a Lei do Espelho
 
O caminho para melhorar a comunidade e o país tem como bases indispensáveis a prática do respeito e a consciência de que os outros são nossos espelhos, mesmo que sejam espelhos distorcidos. Em muitos casos a distorção é provocada por nós.
 
As imagens refletidas são sempre dinâmicas. O que vai, volta. Tudo o que vem, retorna à origem. A verdade vence no tempo certo e a justiça é restabelecida cedo ou tarde.  Plantando o bem, colheremos algo valioso.
 
A lei do carma precisa ser compreendida. Se a intenção é construir um país correto, deve haver boa vontade e desejo de produzir o que é bom, belo e verdadeiro.  
 
Quando a mídia comercial estimula os sentimentos inferiores para obter audiência e ganhar dinheiro à custa da ingenuidade infantil da população, será útil desmascarar o fato – com a devida calma.   
 
Não é verdade que agir com moderação seja sinal de fraqueza. Ao contrário. A moderação ocorre quando há força, e quando as ações são realizadas de modo responsável.
 
Os pioneiros da regeneração social propagam a consciência do potencial positivo de todos. Livres da violência mental, as pessoas sensatas têm o poder de criar uma comunidade melhor. Quem  possui uma visão saudável da vida propõe a ajuda mútua como método de ação coletiva.
 
A Origem da Prosperidade dos Povos
 
Conforme colocado no artigo “A Metafísica é a Alma do Progresso” [1], cabe expandir a capacidade de pensar dos povos, para que o progresso deles seja verdadeiro e duradouro. Uma das metas do movimento teosófico é contribuir para o progresso dos países atuando  desde os níveis superiores de consciência, isto é, trabalhando num plano de pensamento intercultural e reflexão universal.
 
Os websites associados fazem uma ponte entre a realidade sociológica e a filosofia esotérica. Vários textos apresentam práticas de meditação pelo bem dos países e das cidades em que nossos leitores moram.
 
A Loja Independente de Teosofistas procura combinar o autoaperfeiçoamento individual com a construção de um movimento teosófico eficaz. Ela tem condições de apoiar com escritos, ideias e marcos referenciais básicos aqueles que quiserem somar-se à sua proposta de ação.
 
Um dos seus objetivos é fortalecer a arte de produzir bons pensamentos – pensamentos acertados – em relação ao país em que nascemos, ao país em que vivemos, e em relação a todos os povos.  
 
NOTA:
 
[1] Clique para ler “A Metafísica é a Alma do Progresso”. Sobre os processos sociológicos, veja ainda os textos “A Teosofia e os Conflitos Sociais” e “Observando o Astral de um País”.  
 
000
 
O texto acima foi publicado como item independente nos websites associados dia 18 de novembro de 2021. Uma versão inicial dele está publicada nas páginas 1 a 3 da edição de junho de 2018 de “O Teosofista”. Título original: “Atitude Construtiva e Moderada”.
 
000
 
Leia mais:
 
 
 
 
 
 
000
 
 
Helena Blavatsky (foto) escreveu estas palavras: “Antes de desejar, faça por merecer”. 
 
000